Curiosidades

ouvido-humano

 

Cães
O cão possui audição muito mais desenvolvida que a humana. Por isso, existe um tipo de apito, usado por treinadores, que emite um som tão agudo que parece não existir para nós, mas os cães conseguem captá-lo.

Em compensação, a audição dos golfinhos percebe sons tão agudos que nem os cães são capazes de escutar.

A cobra é surda

As cobras não ouvem, percebem a presença de pessoas e animais através da vibração do solo e também pelo calor que aves e mamíferos liberam.

Orelha do elefante

Os elefantes têm ótima audição.

Suas orelhas são muito grandes por que servem para refrigerar o corpo através do abano.
As orelhas dos elefantes possuem grande quantidade de vasos sanguíneos justamente para que o sangue seja refrigerado durante o abano. E, através da orelha, todo o corpo do elefante é refrigerado.
 

O morcego ouve os objetos

Os morcegos  emitem um som altíssimo, que nós seres humanos não conseguimos ouvir. Para o morcego este som funciona como um radar.

O som emitido bate nos objetos ou animais e retornam para o seu ouvido, permitindo, assim, que o morcego saiba a distância e que objeto esta à sua frente. Com este sistema o morcego consegue caçar insetos que é, para a maioria das espécies, a principal alimentação.
Esta função é tão perfeita que o ele consegue voar entre milhares de outros morcegos, todos emitindo sons muito parecidos, mas cada morcego reconhece o seu próprio som. 
Os gatos mexem a orelhas

Os gatos possuem excelente audição e tem trinta músculos nas orelhas, enquanto nós possuímos apenas seis. Isso permite ao gato mover as orelhas rapidamente e localizar exatamente de onde vem o som.

Os gatos movem as orelhas mais rapidamente do que os cachorros.
Os gatos brancos que têm olhos azuis, geralmente são surdos devido a uma falha genética.
Ouvido humano

Além de a função auditiva ser através do ouvido, tem também a função do equilíbrio.
 
    

ouvido

%d blogueiros gostam disto: